RSS

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sobre debates e discuções

Um vez aprendi com um professor que me dava muita raiva, que muitas discussões e debates que temos na vida se olharmos bem na verdade ambas as partes compartilham da mesma opinião só que as expõem de forma diferente o que faz com que achemos que a pessoa esta contra sua própria posição e ai se trava uma discussão, um debate sem fim e por ai vai...

Sabe que todos os anos que se seguiram desse meu aprendizado eu observo que isso é uma verdade tremenda!! E mais! Por estarmos tão acostumados a debater tão ferrenhamente nossas ideias e conceitos mal escutamos o que o outro tem a dizer por já acharmos que certamente a pessoa não concordará e que devemos proteger as nossas ideias como uma jóia preciosa!!
Quanta besteira!!! No fundo o que todos queremos é aprovação, ver que estávamos certos e quantos conseguimos arrebanhar para nosso pasto de ideias e conceitos.

É preciso parar um instante, respirar fundo despir se de um orgulho cultural e admitir que podemos mudar sim, isso é normal e nem é tão difícil.

É preciso também antes de mais nada parar para observar bem se não estamos falando da mesma coisa. As vezes perde se tempo demais discutindo coisas que no fundo levam ao mesmo conceito.

Agora, se o que acontece é que a pessoa julga ser legal ser o contraditório, o polemico e o causador de ideias divergentes, há que investigar a fundo... o problema não esta no assunto em si e sim na pessoa que debate!

Eu não gostava desse professor, mas no fundo era pq ele me fazia refletir muito e isso me levou a muitas mudanças que até hoje me alcançam. Acho que o que ele queria era que ninguém gostasse mesmo dele. Deu resultado!!

0 comentários:

Postar um comentário